Maha Lilah Casa 72 - Tamoguna - Inércia - Inconsciência

Nickson Gabriel

Tamas guna, a Inércia, a obscuridade ou o esquecimento, é a última casa do jogo, porém representa o começo de uma nova fase. Ela surge na forma de uma serpente que leva você de volta para a o Plano Terrestre (casa 51 – Prithvi).

Quando escolhe experienciar a vida material através do corpo, você concorda com as regras do jogo. Você escolhe entrar nele através da ignorância, do esquecimento e da escuridão. Quando passa da casa 68 – Vaikuntha -loka sem parar nela, você acessa os planos superiores, porém, ainda não extraiu e absorveu o que a experiência do jogo tem a lhe oferecer.

Nesta casa, você é chamado a compreender o real valor da vida, assim como o valor da própria ilusão de mahamaya. Se escolher jogar o jogo, é porque existe um propósito maior, então você agradece até mesmo à ignorância.

Beto Mancini

Aqui termina o tabuleiro e esta se torna a única serpente necessária para o (a) jogador (a) que retornará ao Plano da Transformação na casa 51 Ecologia.

A transformação indica que você mudou sua maneira de pensar, sentir e se expressar no aqui/agora, podendo com isso seguir o seu caminho com mais harmonia e paz na busca pela Consciência Plena.

Para alguns, esta casa representa a consciência dos 72 nomes ou aspectos de DEUS (Energia da Vida). Para outros, desvela aqui o mistério da Santíssima Trindade e ainda na raiz e berço deste jogo consideram as três últimas casas como a Roda de Samsara onde as gunas (atributos) nos ensinam a Ciência Espiritual destinada a evolução comportamental humana.

Volte para o seu caminho no jogo mais consciente no presente, viva o aqui e o agora como sua realidade e cesse seus conflitos e confrontos.

Taokopelli

Não resista à mudança. Vá! Se der medo, vá com medo mesmo. Você tem que ir.

O Caminhante Lilah encontra-se atracado na inércia, permeado pela absoluta resistência a mudanças ou movimentos. Tamas obscureceu sua consciência superior e sua unidade da vida e é causa da autoilusão em todas as coisas – um nada que domina o mundo inteiro e liga a alma pela inércia da passividade.
Mas, recordando a Primeira Lei de Newton, que diz que “Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças aplicadas sobre ele”, o caminhante recebe aqui um empurrão divino da serpente que o irá engolir, felizmente, retornando-o à Casa 51 (Mãe Terra) onde irá retomar seu caminho de aprendizado na Vida.

Os três Gunas – Sattva, Rajas e Tamas – são considerados como as qualidades fundamentais da natureza, e logo que o equilíbrio é perturbado por Tamas, se dá início à recriação do universo através das outras forças, que recomendam alimentos reguladores, pranayamas e mantras, entre outros.

  • Sattva: qualidade de inteligência, virtude, harmonia e equilíbrio; possui a qualidade da leveza e da luminosidade; promove introspecção, autoconhecimento e espiritualidade;
  • Rajas: qualidade da agitação, atividade e desequilíbrio; motivado pela ação que busca um fim que leva ao poder; busca é pelo prazer nas paixões, nos sentidos; gera emoções desequilibradas e leva a conflitos.
  • Tamas: tem qualidade de inércia, embotamento, escuridão e ignorância; funciona como a gravidade, com movimento descendente; promove ilusão, sono e perda da consciência; promove fadiga, falta de energia e depressão.

Cabe ao Caminhante caminhar!

Vá com medo ou sem medo, mas vá!

Harish Johari

72. Tamoguṇa: inconsciência

A inconsciência é a última casa do jogo.

Aqui começa um novo jogo.

O atributo da inconsciência é a escuridão, que predomina à noite. Sua natureza é a inércia.

Aqui deixo a fileira das forças cósmicas e volto para a terra(51) para descobrir a verdade, percorrendo um novo caminho.

Compreendendo isto, relaxo e vejo a vida como um jogo. Não tenho outro objetivo. Só o jogo pelo jogo.