Esta casa diz respeito a tudo que lhe ajuda e influencia de forma positiva. São tendências e potencialidades que levam você a fazer o que precisa ser feito e a superar o desafio trazido para o jogo. 0 alimento que consumimos, o que costumamos ver e escutar, o que compramos, os lugares que frequentamos, as práticas que realizamos, tudo isso indica quais são suas tendências.
Esta posição do jogo chama para esse estudo com a intenção de ativar potenciais desativados e de abandonar hábitos que não ajudam você nessa ativação.
Parar nesta posição do jogo diz que, para resolver a questão ou ponto de trabalho atual, você precisa cultivar bons hábitos e fazer uso de suas boas tendências.
Esperança é o primeiro sentimento de crença no futuro que diminui a ação do medo em nós.
A esperança age em nosso cérebro num estímulo de prazer que nos faz sentir uma sensação de que algo é possível.
A esperança é o despertar da busca por qualidade de vida e bem-estar em algum assunto. A esperança pode ser traduzida como um estímulo mental/emocional interligados em um único propósito.
Sentir esperança nos mantém entusiasmados na conquista de algum ideal.
Acreditar que tudo vai dar certo é sinal de esperança surgindo no íntimo do jogador.
Com esse sentimento conseguimos vencer nossos obstáculos pela vida.
Mente quieta, espinha ereta e coração tranquilo.
Tudo vibra! Desde a ínfima partícula que compõe o quark, que compõem o átomo, que compõem a molécula, que nos compõem, que compõem as estrelas, que compõem o Universo.
Tudo em constante vibração!
Assim o Caminhante Lilah também vibra, e quando em sintonia com o coração e com a graça do seu ser sutil, compreende a prática da delicadeza do verbo, aproximando-se dos outros com leveza e com presença, em unidade com o Cosmos (ordem maior).
E esse passa a ser seu foco: vibrar bem, equilibrar-se diante um círculo vicioso de caos e ansiedade que prevalece em seus arredores.
Lembremos os sete conselhos de Mevlana Rumi (séc. XIII):
1 Seja como um rio na generosidade e ajuda.
2 Seja como o Sol na compaixão e misericórdia.
3 Seja como a noite cobrindo as falhas dos outros.
4 Seja como o morto na raiva e na fúria.
5 Seja como a terra em humildade e modéstia.
6 Seja como o mar em tolerância.
7 Seja como é, ou seja como parece.
Neste último item, talvez Rumi queira ter dito: “Por que você deveria ser algo apenas para ser popular? Sempre seja você mesmo.” Ou então: “Se você não for você mesmo, será como deseja que os outros o vejam.”
Assim segue adiante o Caminhante, mentalizando coisas boas para construir mais práticas integrativas e passar do pensamento à ação, vibrando positivamente!
30. Uttāmagati: boas tendências
As boas tendências fluem em mim de maneira espontânea ao atingir o equilíbrio.
Praticando-as, estabilizo e fluo mais ritmicamente, afastando-me das distrações egocêntricas.